Estudante de Jacutinga é destaque na revista Veja e revista de pesquisa Fapesp

Publicado por
Gabriely Camilo, de Jacutinga (MG), entrou na universidade graças a suas medalhas em olimpíadas de física e matemática (Léo Ramos Chaves)

A jovem jacutinguense, Gabriely da Cruz Camilo de apenas 17 anos, possui mais de dez medalhas em olimpíadas de conhecimento e, por isso, entrou na Unicamp sem precisar prestar vestibular.

A Unicamp possui um dos vestibulares mais concorridos do país. Gabriely é dona de pelo menos sete medalhas olímpicas nas áreas de matemática e física, e graças a isso chamou a atenção da universidade campineira e a fez escapar do processo seletivo.

A Unicamp ofertou 90 vagas das 3.340 disponíveis para o vestibular para os alunos que se destacaram nas olímpiadas de matemática, física, química, robótica e ciências. A ação feita pela Unicamp já é realizada em outros países do mundo como Estados Unidos.

Gabriely, estudou a vida toda em escolas públicas. Apesar da baixa renda, ela e a irmã nunca precisaram trabalhar, pois os pais faziam questão de que estudassem. Gabriely conta que começou a gostar das olimpíadas no 6º ano do ensino fundamental, pois a escola dava um ponto a mais na média para quem participasse.

Segundo a jovem, ela só começou a participar das olimpíadas interessada no ponto extra. Mas acabou descobrindo um mundo incrível, cheio de oportunidades.

Já aos 14 anos, a jovem Gabriely se destacava nos estudos, quando acabou sendo aprovada no vestibulinho do Instituto Federal de Campinas, escola técnica onde cursou o ensino médio voltado para engenharia elétrica.

Entrar na Unicamp era um sonho de Gabriely, mas ela nunca pensou que suas medalhas seriam o caminho. Para Gabriely “o estudo foi a base de tudo. Sem estudo, eu não chegaria a lugar nenhum”, afirma a jovem estudante. (Revista Veja)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.