Circuito Mineiro de Cafeicultura começa nesta quinta-feira

Publicado por

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) inicia nesta quinta-feira o Circuito Mineiro de Cafeicultura 2019. O evento realiza eventos técnicos em todo o estado e, neste ano, tem como foco a melhoria de gestão das propriedades cafeeiras.

Segundo a Emater, estão previstas 30 etapas no circuito. A primeira delas conta com uma palestra sobre os cenários do mercado de café e vai ser realizada em Guapé, a partir das 9h, no Ipê Campestre Clube. Outros eventos, no entanto, serão feitos nas regiões Sul, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Cerrado.

A empresa diz ainda que o evento deve abordar o difícil momento enfrentado pelos produtores, com “preços baixos no mercado da commodity agrícola; aumento de insumos, como óleo diesel e energia; condições climáticas pouco favoráveis; e a bienalidade do cafeeiro, que alterna ano a ano entre safras baixas e altas”.

Outro ponto que deve ser discutido durante o circuito é o programa Certifica Minas Café, que busca orientar e certificar “os cafeicultores para atender as exigências do comércio internacional, possibilitando o produto mineiro conquistar novos mercados, adequando às boas práticas mundiais de produção com responsabilidade ambiental, social e trabalhista”.

Próximos eventos

No dia 11 de abril, a Emater-MG realiza a segunda etapa do circuito na cidade de Caiana, na Zona da Mata. Na ocasião, será realizado também o Encontro Intermunicipal de Cafeicultores, com 17 municípios da região produtora de café Matas de Minas.

O Circuito de Cafeicultura é promovido pela Emater-MG e pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), em parceria com universidades, prefeituras, sindicatos rurais e empresas do setor. (G1 Sul de Minas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.