Fatec de Itapira desenvolve curso de extensão universitária

Publicado por


Fatec de Itapira desenvolve curso de extensão universitária

Extensão: oportunidade de aperfeiçoamento tem como tema principal de discussão ‘Bases em Bioquímica e Biomecânica do Exercício da Força Muscular’.

A Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” promove de forma inédita um curso de extensão universitária voltado para profissionais graduados e estudantes de nível superior. O segmento como ênfase nos temas “Bases em Bioquímica e Biomecânica do Exercício da Força Muscular” tem como público alvo os profissionais que atuam tanto na área da Educação Física como da Fisioterapia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de março, no site da Fundação de Apoio à Tecnologia (www.fundacaofat.org.br).

Com 40 horas aula de duração e certificação expedida pela Fatec de Itapira o curso oferece um total de 40 vagas. Para a conclusão do curso serão necessários quatro encontros, todos aos sábados, das 13h00 às 18h00, na sede da Fatec de Itapira, localizada à rua Tereza Lera Paoletti, 590, no Jardim Bela Vista. As aulas estão previstas para acontecer nos dias 23 e 30 de março além de 06 e 13 de abril.

A coordenação do curso ficará a cargo do professor e doutor em Bioquímica, Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto e professor e doutor na área de Educação Física, Guanis de Barros Vilela Júnior. Docente na Fatec de Itapira, Antunes Neto explicou a importância deste primeiro curso que abordará as bases bioquímicas e biomecânicas da força muscular. “Em relação ao curso, a cidade de Itapira tem tradição no campo esportivo e da reabilitação. Profissionais da área da Educação Física de nossa cidade ocupam lugar de destaque na docência, coordenação e direção de instituições como a USP e a UNICAMP. Há, ainda, uma grande relação da cidade com o setor de saúde, contando hoje com dezenas de academias e clínicas de fisioterapia. O curso foi pensado em atender um público que, de antemão, já havia manifestado interesse em aprofundamento sobre a temática”, ressaltou.

O conteúdo programático do curso abrangerá os seguintes assuntos: Aspectos estruturais do tecido musculoesquelético: novos achados sobre a estrutura do sarcômero; Mecanismos desencadeadores de lesão e adaptação da fibra muscular: o estresse e o papel da contração excêntrica; Metabolismo do processo de produção de força muscular; Suplementos e produção de força muscular; Conceitos fundamentais da biomecânica para o treinamento de força muscular; Respostas biomecânicas no treinamento de força muscular; Bases cinemáticas do treinamento de força muscular; Bases cinéticas do treinamento de força muscular e Bases eletromiográficas no treinamento de força muscular.

O valor do investimento é de R$ 200. Outras informações sobre o curso de extensão podem ser obtidas pelo e-mail extensão.itapira@fatec.sp.gov.br.

Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec de Itapira podem ser obtidas através do site www.fatecitapira.edu.br; na fanpage Fatec de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” ou pelos fones (19) 3843.1996, 3843.7537, 3863.5210 e 98933-6291 (WhatsApp). (Fotos: Divulgação)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.