Allonso: menino prodígio

Publicado por
Allonso: a voz que encanta de Jacutinga

Se você acompanha o cenário musical de Jacutinga e região, com toda certeza já deve ter ouvido o nome do pequeno Allonso Pieroni Pedroso, ou simplesmente Allonso. Se não ouviu, ainda vai escutar muito no nome desse prodígio da música sertaneja local, de apenas 12 de idade, mas com um talento que alguns cantores velhos de estrada nunca apresentaram.
Filho de Antônio Roberto Pedroso, 57 e Mariana Pieroni, 43, Allonso tem a rotina de uma criança normal gosta de atividades indicadas para crianças da sua idade, piscina, skate, é fã do Homem-Aranha e gosta muito de futebol. Aliás quando era mais novo ele nos confessou uma coisa: “quando era mais novo não sonhava em ser cantor, minha grande vontade era ser jogador de futebol. Acho que por sempre acompanhar os jogos pela TV, e aquela euforia toda, tinha esse interesse, mas que hoje não é a prioridade para mim”.


Enquanto ele nos contava um pouco das coisas que gosta de fazer, seu pai que acompanhou a conversa, disse um ponto que ele acabou esquecendo, a paixão pelas mascotes da casa, as cachorrinhas Prince e Luna. Ele aproveitou esse brecha para reforçar sua paixão pelos games e dizer que atualmente está “vidrado” no ‘Forza Horizon 2’, um jogo só para quem gosta muito de corridas, como ele disse.
Antonio lembrou que, apesar de uma carreira precoce, ele não deixa de ser criança e mantém as atividades normais, “ele frequenta Colégio Jean Piaget, onde curso o sétimo ano do ensino fundamental e por sinal, além de gostar muito, é um dos melhores alunos da sala e isso não sou eu, pai, que digo, mas sim o boletim escolar e as professoras que atestam a seu favor. Fora as atividades escolares, ele os compromissos com os cursos, as responsabilidades de casa, como os deveres da escola e acredito que o principal, por sermos uma família bastante religiosa, estamos inserindo ele nesse caminho desde quando era bem pequeno e agora com uma idade em que já entende bem as coisas, ele vai por vontade própria, como na catequese, participa das missas, cantando o Salmo e tocando bateria. Como filho não temos o que reclamar dele, sempre educado e muito prestativo com todos”.

O inicio da carreira
Eles contam que a paixão pela música começou a surgir quando ele ainda bem pequeno. O pai um amante dos Bee Gees, sempre ouvia os CDs e DVDs da banda australiana, foi quando começaram a perceber o interesse do menino pela banda, o que mais tarde viria a se tornar uma admiração ainda maior pelo baterista da banda. “Frequentemente ele pegava as colheres de pau da cozinha e vinha no sofá, onde juntava as almofadas e ficava brincando. Com o passar dos anos ele foi levando mais a sério e começou a batucar nas panelas e baldes aqui de casa e assim foi até que compramos uma bateria de brinquedo e ele tomou gosto pelo instrumento” disse o pai.
Nesse período a irmã do garoto, Mariana Roberta Pedroso, já havia presenteado ele com um violão, pois já enxergava ali um futuro artista. Passado mais um tempo ele ganhou uma outra bateria, essa agora um instrumento de verdade, porém daqueles modelos infantis. E assim foi começando a carreira do menino, que tocou seus primeiros arranjos em dos lugares que a família mais gosta, a Igreja de Santo Antonio. Mas como a música parecia pulsar nas veias de Allonso, somente ser instrumentista ainda estava longe de ser aquilo que ele queria.
Foi quando em um passeio de carro com o pai estava tocando alguma música no rádio e o agudo que ele fez surpreendeu a todos, bem parecido com a voz do Luciano, que faz dupla com Zezé. Nesse momento o pai colocou um cd e o menino acompanhou, cantando quase que igual, nesse momento começaram a dar uma atenção maior também para a voz do garoto.
Suas primeiras apresentações como cantor foram em dois festivais organizados na cidade, sendo que um ele ficou em 5º lugar e segundo já se sagrou campeão. A partir daí começaram a surgir convites para ele cantar em quermesses, principalmente da Paróquia, e realizar uma participação especial na Semana Cultural e em um evento chamado ‘Roda de Viola’ que foi realizado no Palácio das Artes. Chegou a fazer uma apresentação na Fest Malhas, quando ainda se apresentava com a alcunha de Allonso e Banda. Mas pouco depois com a grande recessão que o país passou, estava inviável continuar mantendo uma banda para aquilo que ainda era um hobby. Também teve outras apresentações como na festa do Senhor Bom Jesus de Albertina e um evento fechado na empresa Nippokar, onde foi feito uma espécie de leilão.
A ansiedade do garoto era tanta que por diversas ele tentava lembrar o pai, que não era apenas a bateria que ele tinha o domínio, mas também tem grandes conhecimentos em violão, teclado, guitarra e recentemente iniciou aulas de acordeom. Mas entre todos a bateria ainda continua sendo o seu xodó, com qual intercala as aulas de instrumentos com as canto e técnica vocal.

As grandes oportunidades
A primeira grande chance de cantar ao lado de grandes nomes da música sertanejo, aconteceu em março de 2018, quando um amigo de infância de Antonio e que trabalha no meio do show business, passaria alguns dias em Jacutinga e através de outros amigos em comum, ficaram sabendo de uma apresentação da dupla César Menotti e Fabiano, que aconteceria em um restaurante na cidade de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. Durante a apresentação eles chamaram o pequeno Allonso para cantar a canção que ficou nacionalmente na voz de Zezé di Camargo e Luciano, ‘No dia que eu sai de casa’.
“A primeira grande apresentação dele foi uma participação na gravação de uma programa na casa de shows em São Paulo, o Villa Mix, quando ele subiu ao lado de grandes nomes, entre eles o Gian e Giovani. Depois ainda teve uma outra grande chance, que foi a participação no Programa da Lucimara Parisi, esse por intermédio do Diniz, outro grande amigo da família” disse o pai.
As oportunidades foram apenas se multiplicando, veio as participações nos shows do rodeio de Jacutinga em 2018, uma grande passagem que eles fazem questão de lembrar, aconteceu quando eles foram passar um final de semana em Atibaia e coincidiu com um show do Michel Teló. Depois disso veio a chance de abrir o show para o Bruno e Marrone, em janeiro desse ano, no Chapéu Brasil, em Sumaré. Hoje ele se apresenta na mesma casa de show, abrindo o show do Wesley Safadão, tendo uma espaço garantido para cantar ao menos 5 músicas.
“As coisas estão acontecendo no ritmo que devem acontecer, muito pela idade dele. O Allonso também já participou da seletiva do The Voice, em Belo Horizonte, onde apesar de ter se apresentado muito bem, não conseguiu se classificar, mas esse ano vamos lá tentar de novo. Ainda não podemos revelar qual programa, mas ele recebeu o convite para participar de outro na programa de televisão, mas ainda não está sacramentado, então não posso divulgar qual é. Do mais é ir tocando em frente e deixar fluir as coisas como Deus tem planejado para ele”, contou o pai.

Futuro
Como ainda é uma criança, seu caminho até o estrelato ainda tem um grande percurso, ou como diz o pai, “até seus 16 ou 17 anos ele precisa muito de todos nós que somos a sua base”. Mas até esse dia chegar ele continua levando uma vida como qualquer outra, em alguns quesitos, um pouco diferente, mas segue em frente.
Entre os planos estão a divulgação do seu CD que foi agravado ano passado, em um estúdio na cidade Amparo-SP. Nesse trabalho ele apresenta duas músicas inéditas gravadas por ele, ‘Ficar sem eu não consigo’ e Assim vai ser’, que podem ser conferidas através das redes sociais do garoto e plataformas, como Youtube.
Para quem queria se tornar jogador de futebol, hoje ele não se vê longe da música e até faz planos mais ousados, “quando penso em faculdade, já me vem logo a cabeça, alguma coisa relacionada a música ou instrumento. Esse é meu jeito de viver e o que eu gosto de fazer. A música passou a fazer parte da minha vida e agora que ela fique para sempre” disse o pequeno Allonso, que foi completado pelo pai com a seguinte frase, “humildade ele tem, agora é subir degrau por degrau, aprendendo esses valores quando criança, tenho certeza que vai alcançar todos seus objetivos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.